Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

sábado, 30 de abril de 2016 às 18:00

“Querem o PSB como sublegenda do PCdoB no MA”, diz dirigente

O secretário nacional de Finanças da Juventude do PSB, Manoel Furtado Costa Neto, autor do pedido de intervenção nacional no diretório maranhense do partido, explicou ontem ao Blog do Gilberto Léda os motivos que o levaram a protocolar documento solicitando a troca do comando partidário socialista local.

Segundo ele, a atual cúpula da sigla tem agido para atender interesses de outras forças políticas, notadamente o PCdoB, de quem o PSB tem-se transformado numa “sublegenda”.

“As forças ligadas ao Governo do Estado dentro do PSB, para fazer um gesto para o governador, colocam o partido numa condição de sublegenda do PCdoB, para atender os interesses de outros partidos”, destacou.

Ele cita especificamente o caso da articulação pela filiação da deputada estadual Eliziane Gama (PPS). Quando já se sabia que ela sairia do Rede Sustentabilidade, o senador Roberto Rocha tentou levá-la ao PSB. Mas não obteve êxito.

Para o autor do pedido de intervenção, nesse momento o partido perdeu a oportunidade de ter em seus quadros uma candidata com chances reais de eleger-se prefeita de São Luís.

“O partido teve uma oportunidade efetiva de trazer para os seus quadros a deputada Eliziane Gama, que é a líder nas pesquisas. O senador Roberto Rocha convidou, a deputada queria vir e a direção estadual do partido impediu a vinda da deputada Eliziane Gama. Praticamente o PSB perdeu a chance de eleger a prefeita de São Luís”, argumentou.

Manoel Neto criticou, ainda, a leniência do comando socialista na negociação de espaços para o PSB no governo Flávio Dino. Na opinião dele, todos os membros do partido que ocupam ou ocuparam vagas no secretariado comunista o fizeram pela cota do próprio governador, sem indicação do PSB.

O dirigente aponta que o fato de o presidente da legenda, Luciano Leitoa, ser o prefeito de Timon e depender da ajuda do Governo do Estado para reeleger-se engessa suas ações para promover alguma pressão em Flávio Dino, pró-PSB.

“O comando estadual do PSB é feito hoje por uma coalizão de forças ligada
umbilicalmente ao governador e que se dá por impedida de se colocar, enquanto PSB, no debate. Por exemplo: o Marcelo Tavares foi para a Casa Civil, não passou pelo colegiado partidário a indicação dele. O deputado Bira do Pindaré foi para a Secretaria Ciência e Tecnologia, não passou pelo colegiado partidário a indicação dele. O presidente da Caema, por exemplo, é filiado ao PSB, mas pouca gente sabe. Ou seja: não passa pelo PSB. A nossa interlocução é muito prejudicada no governo por conta disso”, avaliou.

Para concluir: “o presidente do partido, que lidera a coalizão de forças, é prefeito de Timon, e não tem um diálogo mais fluente com o governo porque o comandante do partido é prefeito de uma cidade importante, precisa se reeleger e, com vistas à reeleição e às possibilidades que o governo pode oferecer dentro da cidade dele, ele anula o PSB dentro desse processo. O partido não consegue defender a entrada dos seus quadros no Governo do Estado”.

O socialista defende o pedido de intervenção como a única forma eficaz de recolocar o PSB no debate político-eleitoral de São Luís, cidade considerada estratégica para os planos da sigla em 2018.

“A intervenção tem razões jurídicas, amparo estatutário, mas tem também uma razão política: é necessário que se troque o comando partidário no Maranhão para que se tenha condições de fato de recolocar o PSB no cenário, sob pena de ficarmos nos anos de 2016 e 2018 com quadros eleitoralmente viáveis sendo impedidos de disputar eleição, estando a serviço de outros partidos, de outras forças políticas, que não cumprem o interesse real do PSB”, finalizou.

Deputado Fufuca confirma apoio a pré-candidatura de Ramon da Timon City

Em reunião ocorrida no final da tarde desta sexta-feira (29), em São Luís entre o presidente do Partido Progressista  (PP), no Maranhão, deputado André Fufuca e o empresário Ramon da Timon City pois fim num boato criando em Timon recentemente.

Fufuca fez questão de gravar um vídeo confirmando apoio a pré-candidatura a prefeito do empresário Ramon da Timon City pelo PP. "Ele [ Ramon da Timon City] terá apoio do partido nessa eventual candidatura a prefeito, nós acreditamos que ele candidato o partido caminhará com ele", disse o deputado André Fufuca.

Sobre essa situação o empresário Ramon da Timon City declarou que, " nunca tive dúvida do apoio da Direção Estadual do meu partido, e ainda mais do jovem presidente André Fufuca. Se criam boato é porque nossa pré-candidatura está incomodando".

Após essa reunião entre o presidente Fufuca e o pré-candidato a prefeito Ramon da Timon City o PP estadual e o muncipal passa a ter um diálogo mais próximo.

(Blog do Ludwig)


“Escolas de Timon estão completamente abandonadas”, diz vereador Kenedy Gedeon


O vereador Kenedy Gedeon (PRP), aliado do prefeito Luciano Leitoa (PSB), procurou o blog do Eduardo Rego para denunciar a situação que se encontra as escolas da rede estadual no município. Segundo Kenedy Gedeon, a situação das escolas  estaduais em Timon estão em situação deplorável e passando por um descaso total. O vereador cobra aos aliados do governador Flávio Dino no município o prefeito Luciano Leitoa e o deputado Rafael Leitoa, além do deputado Alexandre Almeida que tem grande prestígio junto ao presidente da assembléia do Maranhão uma solução urgente para essa situação que passa a educação estadual em Timon. 

Ainda segundo o parlamentar, essas escolas do estado em Timon faltam bebedouros, carteiras, vigias, zeladores, merendeiras e segurança. "Não tem merenda, os bebedouros não funcionam, falta zeladoras. Em alguns casos, os professores estão fazendo 'vaquinha' para colocar grades nas salas. Algumas escolas estão tomada pelo mato, sujeira e em outras situações tem professores fazendo a função de vigias por falta de segurança nas escolas. Isso é considerado um verdadeiro descaso do governador Flávio Dino com a educação no município", disse o vereador Kenedy Gedeon.

                                Unidade Escolar Padre Delfino

PMDB Mulher traça metas para candidaturas femininas e debate cenário político brasileiro

A reunião da executiva nacional do PMDB Mulher, realizada na última quarta-feira (27) em Brasília terminou com a escolha de 8 grandes metas a serem cumpridas pelo grupo durante o ano de 2016. Estiveram presentes na reunião a presidente nacional, Fátima Pelaes, representantes estaduais e regionais, como a vice presidente nordeste do PMDB Mulher, Professora Socorro, ex-prefeita de Timon.

"Essas metas incluem não só os grandes paradigmas que o PMDB Mulher vem trabalhando em todo Brasil, como na valorização da mulher, campanha de combate a violência contra a mulher, campanhas contra o câncer de mama... Nós também incluímos novos projetos como a questão da endometriose, a questão do zika vírus e todas as suas consequências", disse Professora Socorro a respeito das decisões que saíram da reunião.

Também estava na pauta de discussões a elaboração de um cronograma de trabalho para o ano de 2016, com incentivo para a entrada das mulheres na política. O regimento interno do PMDB Mulher também foi alterado, e agora o PMDB Mulher deixa de ser um núcleo do partido e passa a ser uma secretaria.

"Quando a mulher quer o poder é para poder fazer a diferença, é para cuidar. É fazer com que possamos olhar um pro outro, termos a empatia e percebermos o que as pessoas precisam de nós", disse a presidente nacional, deputada Fátima Pelaes.

As decisões serão executadas e uma nova reunião nacional da executiva a ser agendada.

(Assessoria)

Dia D de vacinação contra a H1N1 acontece hoje (30) em Timon

Acontece hoje o dia D de vacinação contra a influenza. A campanha de vacinação contra a  H1N1 segue até o dia 27 de maio. Em Timon, além das Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e zona rural, haverá 05 postos volantes espalhadas na cidade, sendo um na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil, no Bradesco, Ceasa e Mercado Formosa.

A  imunização começou em Timon nesta última quinta-feira (28/04)  com os grupos prioritários da campanha nacional, dentre eles: crianças de 06 meses a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde e idosos (a partir de 60 anos). A expectativa da campanha é imunizar, no mínimo, 80% desse público total contra a influenza.

“A meta no município é vacinar aproximadamente 34 mil pessoas, com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, informou a coordenadora de Epidemiologia de Timon, Itelmária Escócio.

IMUNIZAÇÃO

A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

BENEFÍCIOS

A vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Em residentes em lares de idosos, reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50% e o de morte em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

(Assessoria)


sexta-feira, 29 de abril de 2016 às 15:06

Na metade do ano: R$ 1,5 milhões em fardamento para alunos de Timon

A prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pode gastar até R$ 1.512.000.00 milhões na aquisição de fardamento escolar para as escolas municipais, é o que informa o Diário Oficial do município. O que deixa muitas dúvidas é que o ano letivo das escolas do município já está praticamente em sua metade e o prefeito Luciano Leitoa, mesmo assim vai investir alto na compra de fardamento.

Segundo informa o Extrato de Contrato publicado no Diário Oficial de Timon do dia 22 deste mês (veja aqui), esse contrato milionário foi realizado entre a Secretaria de Educação de Timon e a empresa APF de Carvalho, e assinado 12/04/2016.


Dilma pretende anunciar reajuste do Bolsa Família no 1º de Maio

A presidente Dilma Rousseff quer aproveitar o Dia do Trabalho, 1º de Maio (domingo), para anunciar um reajuste nos benefícios do programa Bolsa Família. O índice do aumento ainda não está fechado, mas, no Palácio do Planalto, auxiliares da presidente dizem que será na faixa de 5%.

Dilma também foi aconselhada a conceder mais uma bondade neste domingo: um porcentual de correção da tabela do Imposto de Renda, para compensar a inflação acumulada. Ela pediu à equipe que refaça os cálculos sobre o impacto da medida no Orçamento.

As propostas integram o Programa Nacional de Emergência aprovado pela cúpula do PT, em fevereiro, com sugestões ao governo para enfrentar a crise, e também são defendidas pela Frente Brasil Popular.

A intenção de Dilma é sair na frente do vice-presidente Michel Temer, que, se assumir o governo, pretende focar nos 5% mais pobres do País, como mostrou nesta quinta-feira reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Dilma já está ciente de que não há mais como vencer a primeira etapa da batalha do impeachment no plenário do Senado, programada para o próximo dia 11, mas aposta no julgamento final da Casa, previsto para setembro. Com o impeachment aceito, Dilma precisa se afastar do cargo por até 180 dias.

A presidente deve participar da comemoração do Dia do Trabalho organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, ao lado de seu padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva.

(Correio Braziliense)

quinta-feira, 28 de abril de 2016 às 17:55

ACONTECEU VIROU NOTÍCIA


"De malas pronta"

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB) a qualquer momento deve perder o comando do partido no maranhão. Um militante do partido que pertence a Executiva Nacional pediu a intervenção no Diretório do PSB-MA. O senador Roberto Rocha é o nome mais cotado para assumir o comando da sigla. Segundo fonte Leitoísta passou a esse blogueiro, ainda é incerto o destino partidário de Luciano Leitoa caso se confirme sua saída do comando do PSB estadual.


Agora vai?

O pré-candidato a vereador de Timon pelo PHS, Pedro Augusto, o P.A, vem trabalhando forte para chegar ao Legislativo municipal a partir de janeiro de 2017. O jovem P.A pode ser a maior surpresa nas urnas nas eleições de outubro, a cada dia essa possibilidade é mais real com o aumento do grupo de apoio a sua pré-candidatura. "Nas eleições de 2012 eu era muito jovem e inexperiente, fui para uma campanha com cara e a coragem, hoje tenho toda a minha família unida em prol de minha campanha, espero sair vitorioso dessa vez", disse Pedro Augusto.

Faltou habilidade 

A declaração dada pelo deputado federal André Fufuca, presidente do Partido Progressista no Maranhão (PP), em recente visita a cidade de Timon, gerou muita polêmica no Diretório Municipal da sigla. Segundo informações, Fufuca teria declarado apoio a pré-candidata de Socorro Waquim (PMDB), mesmo seu partido tendo um pré-candidato no município, no caso o empresário Ramon da Timon City. "O deputado Fufuca nunca declararia apoio a um adversário”, disse o presidente do PP de Timon Ramon Junior em entrevista numa rádio local.

Educação abandonada

O governador Flávio Dino vem perdendo a cada mês sua popularidade perante aos maranhense. Um dos motivos sem nenhuma dúvida por essa baixa popularidade é o abandono das escolas estaduais nos municípios. Em Timon a situação ainda é mais preocupante, principalmente com péssima estrutura física das escolas, a falta de segurança, de professores, merenda escolar entre outros problemas. Nesta quinta-feira, 28/04, mais de 500 alunos da rede estadual fizeram um protesto em frente a prefeitura de Timon. "Não temos ventiladores nas salas de aula e nem água gelada para beber na escola", disse um dos alunos.

"Descendo do muro"

As definições de qual rumo os dois vereadores que hoje se encontram "em cima do muro" vão tomar a cada dia está mais certo. O vereador Leandro Bello (DEM) deve seguir com a ex-prefeita Socorro Waquim (PMDB), já Kennedy Gedeon (PRP) vai para os braços do prefeito Luciano Leitoa (PSB). A situação de Bello é mais confortável por ser bem aceito no grupo Waquim, já a de Kennedy é um pouco mais complicada, pois, Luciano Leitoa terá que interferir para ele ser aceito no grupo leitoista. E segundo fontes, Gedeon é 100% rejeitado no grupo Onda Azul.

O candidato do prefeito?

Parece mesmo não ser segredo para mais ninguém que o pré-candidato a vereador Helder Kaic (PSB) terá forte apoio do prefeito Luciano Leitoa. Kaic conta além da grande simpatia do prefeito, com o de vários secretários municipais sem falar no enorme apoio evangélico. Muitos membros do grupo Leitoa com quem o blog falou revelaram que "Helder Kaic é o candidato do prefeito". Um vereador do partido de Luciano Leitoa comentou com este blogueiro que ainda essa semana vai tentar conversar com o prefeito para tirar essa história a limpo. "Não pode existir essa conversa de candidato do prefeito", disse o vereador.

Agora é oficial! Timon city quebra monopólio do transporte de passageiros

Já está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28), a Resolução nº 5.084 de 27 de abril deste ano da  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autoriza a empresa R.A. de Sousa e Cia Ltda.  – Timon City -, a operar, sob regime de Autorização Especial, o serviço de transporte de passageiros entre Timon e Teresina. Segundo ainda Resolução da ANTT, essa Autorização Especial para a Timo City é até a finalização do processo licitatório que deve ocorre nestas linhas entre as duas cidades.

“A empresa deverá operar o referido serviço de acordo com o estabelecido pela Superintendência de Serviços de Transporte de Passageiros, bem como deverá observar o regime tarifário, quadro de tarifa, percurso, esquema operacional e quadro de horários aplicáveis aos serviços, admitida alterações conforme resoluções da A N T T”, diz a Resolução da ANTT que autoriza a empresa Timon City a circular entre Timon e Teresina. (Blog do Ludwig)

Luciano Leitoa convida Roberto Rocha para debater suas intenções dentro do partido

Clodoaldo Corrêa - O prefeito de Timon e presidente estadual do PSB, Luciano Leitoa, publicou carta na qual trata da tentativa do senador Roberto Rocha de intervenção no diretório estadual da legenda. Rocha estaria tentando por cima o controle do partido no Maranhão. Luciano convidou o senador para participar da reunião do partido no próximo sábado (30) e, “diante de dirigentes, militantes e movimentos organizados, exponha sua posição e faça valer seu direito de discordar”.

“Não há ambiente mais propício para se debater o partido e seus rumos do que ao lado de quem o constrói verdadeiramente. Ao manter-se ausente do convívio partidário, de sua rotina e dos seus espaços deliberativos, o senador abre mão, antes de um direito, de um dever”, afirmou o prefeito.

Na carta, Leitoa lembrou a trajetória do PSB no Maranhão e do respeito à democracia interna como marca do partido. “Tenho procurado, ao longo do nosso mandato à frente do PSB, alimentar a democracia interna do partido ouvindo nossas bases, dando espaço aos movimentos organizados e, principalmente, buscando a construção coletiva de um partido que esteja a serviço do nosso povo e de nossa sociedade, e jamais a reboque de um projeto político pessoal”, alfinetou.

O presidente do PSB exemplificou lembrando que ele sacrificou a eleição de Rafael Leitoa a deputado estadual para se dedicar às eleições de Roberto Rocha a senador e Zé Reinaldo a deputado federal por um projeto de eleição de Flávio Dino governador com um senador aliado. Quando Zé Reinaldo e Roberto Rocha disputavam a indicação ao Senado, Leitoa ajudou na articulação dando bases em Timon para Zé Reinaldo ser candidato a deputado federal. Zé Reinaldo, Flávio Dino e Roberto Rocha tiveram ampla votação em Timon. Com o compromisso, o grupo de Leitoa não pode trocar apoio com candidatos a deputado federal e os votos de Rafael Leitoa ficaram muito restritos a Timon e região.

Luciano lembrou ainda da célebre frase de Eduardo Campos que ganhou manchetes em todo o país. Se fosse ele presidente, ““o senador Sarney seria oposição os 4 anos”.

quarta-feira, 27 de abril de 2016 às 15:00

Vereadores de Timon visitaram o 11° BPM do Maranhão

Na manhã de terça-feira, 26/04, os vereadores Kennedy Gedeon e Francisco Torres estiveram no 11º BPM, onde conversaram com o Ten. Coronel Xavier e o Major Miguel. Na reunião as autoridades conversaram sobre a segurança da cidade de Timon, que no mês de abril, com as estratégias usadas para banir a criminalidade, houve  um homicídio, diferentemente dos meses passados, sendo maiores os resultados. 

Os vereadores comentaram que a Polícia está em constante trabalho para proporcionar mais segurança para os timonenses. Kennedy frisou que a Policia Militar está fazendo seu trabalho com muita dedicação e compromisso com a cidade de Timon. O vereador explanou que é necessário que “o Poder Judiciário tem que tomar uma providência, porque a PM está fazendo seu trabalho, dando segurança e prendendo os acusados de roubos ou assassinatos, mas que o mesmo rapidamente é solto”. O vereador disse ainda que a culpa não é do juiz ou promotor, mas é necessário que ocorra “a mudança do Código Penal do Brasil, para mudar essa realidade”.

O comandante na oportunidade mostrou documentos e apresentou as instalações do quartel para os legisladores. Francisco Torres, disse que os PMs estão de parabéns pelo serviço prestado à comunidade timonense. “Este momento é muito importante que aconteça sempre. Estamos aqui fiscalizando e representando o povo”, disse. Para Torres o trabalho realizado pelos Policiais de Timon é uma missão que cada um dos Pms exercem com prudência e responsabilidade. “Aqui, a gente observou que o trabalho não é somente na rua, existe uma equipe qualificada que fica no Quartel dando suporte para os que estão fora” finalizou.

(Assessoria/CMT)

Deputado Alexandre Almeida representa Poder Legislativo em posse no TRE/MA

O deputado Alexandre Almeida (PSD) participou, na tarde dessa terça-feira (26), da solenidade de posse do novo membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), o juiz federal Ricardo Macieira. 

Alexandre Almeida representou o presidente Humberto Coutinho e o Poder Legislativo maranhense na solenidade, realizada no Pleno do TRE. "Sinto-me honrado em representar a Assembleia Legislativa numa solenidade tão importante, que é a posse do juiz federal Ricardo Macieira, como juiz titular da Corte Eleitoral do nosso estado", disse o deputado. “O Juiz Ricardo Macieira é um magistrado que construiu sua carreira jurídica com muita consistência. Já passou por vários órgãos e poderes e hoje, como juiz federal no Maranhão, passa a exercer a missão nobre de participar desta egrégia Corte. Certamente, com sua capacidade jurídica irá desenvolver um grande trabalho nessas eleições e quem ganha com isso é a sociedade maranhense e sobretudo a democracia”, acrescentou.

Compuseram a mesa solene os membros da Corte Lourival Serejo (presidente), Raimundo Barros (corregedor), Sebastião Bonfim (ouvidor), Celso Orlando Aranha Pinheiro Júnior (membro substituto), Eduardo Moreira e Daniel Leite; além do procurador regional eleitoral Thiago de Oliveira, da desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes (vice-presidente do TJMA), do juiz federal Ronaldo Castro Desterro e Silva (diretor do Foro da JFMA), de Thiago Diaz (presidente da OAB-MA), do deputado estadual Alexandre Almeida (representando a Assembleia Legislativa) e de Délcio Rodrigues (controlador-geral do Município).

(Assessoria)

Superintendente regional do Dnit no Maranhão é exonerado

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, exonerou o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Maranhão (Dnit-MA), Maurício Abreu Itapary. A portaria de nº 132, de 25 de abril de 2016, que trata sobre o assunto, foi publicada na edição dessa terça-feira (26) do Diário Oficial da União.

Na página eletrônica da Superintendência Regional do Dnit-MA já não consta o nome de Maurício Itapary como superintendente. No lugar, aparece como superintendente substituto, Gerardo de Freitas Fernandes.

Buraqueira

A exoneração vem após a repercussão nacional sobre atrasos nas obras de restauração, recuperação e duplicação na BR-135, única via de acesso terrestre da capital maranhense, São Luís (MA). A situação fez com que o diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira, vistoriasse pessoalmente as obras, no início de abril de 2016.

Em março, uma bailarina de 51 anos foi morta após desviar dos buracos na BR-135, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Dias antes, uma adolescente de 16 anos morreu em decorrência dos buracos na pista da BR-135.

(G1 MA)

terça-feira, 26 de abril de 2016 às 12:38

Servidores da saúde de Timon reclamam de atrasos de salários

A saúde no município de Timon passa pelo seu pior momento na gestão Leitoa, as reclamações são cada vez mais frequentes pela população em programas de rádio, redes sociais e até no Ministério Público. A falta de medicamentos e de estrutura do principal local de atendimento do município, o hospital do Parque Alvorada, além da escassez de médicos nos postos de saúde são principais reclamações da população Timonense. 

Para piorar ainda mais essa situação que passa a saúde do município, o blog do Eduardo Rego teve a confirmação de atraso de pagamento dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. O blog depois de receber várias denúncias de funcionários daquela pasta entrou em contato com secretário de saúde de Timon, Márcio Sá que de pronto e com muita atenção respondeu a indagação. 

"Nesse ano de 2016 as receitas tiveram mais quedas que o ano de 2015, isso até o momento, o pagamento desses servidores será feito até sexta-feira [29/04]... Estamos trabalhando para resolver o quanto antes", disse o secretário.

Luciano Leitoa pode perder o comando do PSB no Maranhão

A direção nacional do PSB terá que decidir nos próximos dias sobre um pedido de intervenção no diretório estadual do partido, comandado pelo prefeito de Timon, Luciano Leitoa.

O pedido do militante foi feito ainda no mês de março, mas só agora veio à tona..

Segundo Neto, a direção estadual tem dificultado pedidos de filiação e manipulado os registros partidários. E, dentre outras coisas tenta, segundo o militante, interferir nos diretórios municipais para comandar as eleições, o que fere Resolução do Partido.

– O diretório regional vem adotando tais práticas com o interesse de coordenar o processo eleitoral municipal e São Luís, o que não é de sua competência, conforme decidido pela Resolução 003/2015, do diretório nacional – diz o argumento do militante.

Qualquer decisão da Executiva Nacional terá interferência direta na candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré…

( Por Marco Aurélio DE`ça)

segunda-feira, 25 de abril de 2016 às 17:48

ACONTECEU VIROU NOTÍCIA


Já virou rotina

Um cena que vem chamando muita atenção em Timon é a proximidade cada vez maior dos Waquins e Leitoas, antes adversários políticos ferrenhos e hoje é muitíssimo comum serem vistos juntos em eventos políticos na cidade. Neste domingo, 24/04, no evento realizado pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) mais uma vez estavam juntos vários membros de ambos os grupos, além de suas maiores lideranças, Socorro Waquim e Chico Leitoa. Um velho ditado cabe nesse momento, "nada em política é impossível".


Timon ficou azul

A empresa Timon City realizou no sábado, 23/04, uma grande carreata pelas ruas de Timon, "foi a carreata de comemoração ou de despedida de Timon" afirmou Ramon da Timon City. A empresa foi recebida pela população com muita alegria e carinho por onde passava, com cartazes, filmando, tirando fotos, moradores de diversos bairros onde a carreata passou deixou claro que a Timon City está no coração do Timonense. "Podem até tirar a Timon City das ruas, agora da história de Timon, nunca" assim dizia o letreiro dos ônibus.


Uma nova opção

Já está no ar a Rádio Nova FM 103.3, essa nova opção de comunicação da cidade de Timon tem na sua direção o radialista Lourenço Dantas. Segundo o diretor e radialista Lourenço Dantas a prioridade da programação será o jornalismo, mas, em sua programação terá muita música e outras atrações. No momento apenas o programa "A HORA DO POVO" apresentado por ele já está grade de programação, que vai ao ar de segunda a sexta-feira de meio dia até ás 15:00 horas. "Breve uma grande programação para nossos ouvintes vai está no ar", disse Lourenço Dantas.


"PP tem pré-candidato a prefeito"

Aliados dos Waquim espalha na cidade que durante a visita neste final de semana do deputado federal e presidente do PP no Maranhão, André Fufuca o mesmo teria declarado apoio a pré-candidatura da ex-prefeita Socorro Waquim mesmo ela sendo de outra sigla, no caso o PMDB. A declaração gerou estranheza no filiados do PP de Timon, já que uma declaração dessa poderia ser considerada um caso de infidelidade partidária. O pré-candidato a prefeito pelo PP local, Ramon da Timon City reagiu de imediato. "Digo a todos quem cuida do PP é os filiados do diretório municipal do partido em Timon, não existe nenhuma mudança da pré-candidatura do Ramon da Timon City, mas, se o grupo Waquim tiver interesse em apoiar a nossa candidatura que venham, que será muito bem vindo, já fiz muito pelo grupo Waquim agora tá na hora deles fazer o mesmo pelo nosso grupo".


Feijão vai casar

O apresentador e radialista Waldo Correia, o popular Feijão reuniu neste domingo, 24/04, vários amigos e familiares num almoço para comemorar seu aniversário e na mesma oportunidade ele pegou todos que ali estavam de surpresa ao pedir a "mão" de sua namorada Priscila Maria em casamento a seus pais. O momento emocionou não somente ao casal, mas, todos que estiveram presente. Parabéns ao casal!

A conspiração fracassou

Um movimento que iniciou-se por alguns pré-candidatos azul tentando barrar uma pré-candidatura citada neste blog a dias atrás fracassou, todos que estiveram nesse movimento de conspiração "deram pra trás", apenas o líder do movimento ainda insiste nessa batalha perdida. Segundo informações o "capitão da conspiração" não conseguiu nem barrar uma pré-candidatura de dentro de casa, que será candidato do lado dos LEITOAS.



Socorro Waquim tem importante vitória na justiça

Na terça-feira, 19/04/2016, pela manhã, a Professora Socorro Waquim conseguiu importante vitória na justiça, tratou-se do julgamento de uma Ação de Execução promovida pelo Ministério Público do Trabalho juntamente com o Ministério Público do Estado do Maranhão contra a ex-prefeita e contra o Município de Timon em 2009. Na ação, os órgãos ministeriais alegavam o descumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pela ex-prefeita, em 2005, no qual o Município se comprometia em demitir todos os servidores municipais contratados sem concurso público, realizar concurso público e não mais contratar servidores sem que fosse por meio de seleção pública.

O primeiro julgamento desse processo veio com a sentença de primeira instância proferida pelo juiz Dr. Carvalho Neto, titular da Vara do Trabalho de Timon, que negou os pedidos dos promotores fundamentando, em síntese, que o concurso público foi realizado pela ex-gestora e que os prazos previstos no TAC não foram suficientes para a regularização de toda a situação funcional do Município, já que se tratou de situação complexa que devia respeitar a dignidade humana e os valores e interesses sociais do trabalho. O ministério público recorreu e no tribunal de justiça a defesa pessoal da ex-prefeita contou com a sustentação oral da advogada Amanda Waquim, especialista em Direito Público, associada do renomado Escritório de Advocacia Einstein Sepúlveda, advogado este que também tem realizado defesas vitoriosas da ex-prefeita municipal. Ao final, a defesa da ex-prefeita saiu vitoriosa no Tribunal e a sustentação oral da jovem advogada chegou a recebeu elogios e menções de dois dos desembargadores presentes no plenário.

A advogada Amanda Waquim, disse que: “O julgamento proferido hoje pelo Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Maranhão, que reconheceu os argumentos levantados pela defesa da Professora Socorro, demonstrou o compromisso do tribunal em analisar detidamente os fatos e argumentos jurídicos levantados, bem como o compromisso em atender aos princípios constitucionais e legais pertinentes ao caso cumprindo o seu papel de realização da justiça. Estamos satisfeitos com o resultado de hoje, pois conseguimos demonstrar ao Tribunal a postura da ex-prefeita quanto ao respeito dos princípios da administração pública.”

Da mesma forma, a advogada Amanda Waquim defendeu, no ano passado, a ex-prefeita perante o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão em Ação de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual, que discutia também a responsabilidade da ex-prefeita sobre o TAC. Também, nesse processo, o Tribunal reconheceu a ausência de ato de improbidade praticado pela ex-prefeita.

(Assessoria)

domingo, 24 de abril de 2016 às 21:04

Deu Picos Construções de novo: Mais de R$ 290 mil para paradas de ônibus

Deu Picos construções novamente, agora é parada de ônibus
Deu Picos Construções novamente na prefeitura de Timon. Desta vez a empresa ganhou a licitação na modalidade tomada de preço nº 001/2016 que gerou o contrato nº 10/2016 para a recuperação e construção de abrigos de embarque e desembargue de passageiros (paradas de ônibus).

Segundo informa o Extrato de Contrato publica no Diário Oficial de Timon do dia 20 deste mês (veja aqui), será gastos R$ 290.811,84 mil para a construção e/ou reforma de 11 unidades. Esse contrato realizado entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura e a empresa Picos Construções, Locação e Transporte Ltda foi assinado no dia 08 deste mês.

O PT a caminho da oposição: um partido perdido

Por: Felipe Frazão, de Brasília
Bandeira do PT em manifestação contra impeachment em Brasília

Depois de quase catorze anos no poder, o PT está prestes a voltar à oposição. E já dá mostras do que pretende. Com chances cada vez menores de barrar o processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado, o partido se vê às voltas com manobras para deslegitimar um eventual governo Michel Temer - com destaque para o golpe das novas eleições, esta sim uma alternativa inconstitucional. Num gesto de desespero, membros do partido defendem uma Proposta de Emenda Constitucional que permitiria antecipar o pleito de 2018. Ou ainda a dupla renúncia de Dilma e Temer. Duas ideias sem respaldo na realidade: a legenda que não conseguiu 172 votos para barrar o impeachment na Câmara não conseguiria os votos de 3/5 dos deputados necessários à aprovação de uma PEC. Tampouco é factível imaginar que Temer aceitasse um acordo desse tipo com o PT.

Fustigado pelo escândalo do petrolão, o partido pode desembarcar do Palácio do Planalto dentro de um mês, conforme o calendário do Senado. O PT tentará barrar o processo de impeachment com votos de aliados no Senado e deve provocar o Supremo Tribunal Federal a se manifestar sobre o mérito das acusações de crime de responsabilidade contra Dilma. Mas há outras iniciativas em gestação. Desde a última sexta-feira, quando começou a série de debates na Câmara que culminou nos 367 votos favoráveis ao afastamento de Dilma, outras teses foram lançadas. Nenhuma delas pareceu unir o partido. Por iniciativa individual ou coletiva, parlamentares, representantes do governo, o comando nacional do PT e as bancadas na Câmara e no Senado adotaram posturas por vezes contraditórias.

"Está todo mundo meio tonto. Ninguém está tendo muita capacidade de formulação para esse novo momento. No PT está todo mundo com medo, mas ninguém acreditando. Se o impeachment passar, vai ser uma pancada, vai deixar todo mundo tonto", dizia o deputado Zé Geraldo (PA), num momento de reflexão no salão verde da Câmara.

Conselheiro jurídico do ex-presidente Lula e autor de estratégias para barrar o impeachment, o deputado Wadih Damous (RJ) abriu a temporada de propostas esdrúxulas ainda no primeiro dia de debates. Ele lançou a hipótese da convocação de eleições gerais. Mas sua fala na sequência já indica o óbvio: nem os petistas acreditam de fato que a tentativa de golpe do partido vai colar. "O PT vai reaprender a ser oposição, intransigente e sem dar tréguas", disse. "Vai se tratar de um governo ilegítimo do PMDB. Eu vou defender dentro do partido eleições gerais já caso o impeachment aconteça".

Coube ao líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), admitir antecipadamente a derrota e ecoar os pensamentos do Palácio do Planalto. "Não tem nada de eleição geral. O PT é bom de briga nessas horas". Porém, bastou chegar a noite de terça-feira para oito dos onze senadores do PT assinarem uma proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada no Senado justamente para viabilizar a realização das eleições antecipadas.

Nos bastidores da Câmara, alguns dos petistas mais experientes da bancada e com base eleitoral em São Paulo já não disfarçam a verdadeira razão por trás da ideia de novas eleições: a tentativa de fazer o ex-presidente Lula voltar à Presidência da República. A legenda que está prestes a ser apeada do poder por crime de responsabilidade quer alçar ao comando do país uma figura na mira da Lava Jato e da Zelotes. Isso porque o partido avalia que ele ainda é o único com carisma e capaz de reunir forças de esquerda. Numa clara demonstração de perda de base social desde que se encastelou no poder, o PT só conseguiu mobilizar milhares de pessoas para ir às ruas depois que Lula foi conduzido para depor na Polícia Federal, teve um pedido de prisão entregue à Justiça e viu seus diálogos privados, muitos pouco republicanos, revelados pelo juiz Sérgio Moro.

Novo partido - A crise atual também ventilou nas fileiras do partido a proposta de criação de uma nova legenda. Petistas disseram que cerca de dez deputados estariam envolvidos nas discussões - sempre negadas em público. Seria um movimento semelhante à refundação do PT pregada pela corrente Mensagem ao Partido no auge do escândalo do mensalão em 2005. O ex-ministro Tarso Genro é um dos expoentes da corrente, assim como parte da bancada gaúcha na Câmara e do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, um dos mais próximos ministros de Dilma desde o início de seu primeiro mandato.

A direção do PT demorou dois dias para se manifestar de maneira contundente depois da derrota na Câmara. Primeiro, soltou uma nota assinada pelo presidente nacional, Rui Falcão, cuja única palavra de ordem era conclamar "todos homens e mulheres comprometidos com a democracia para que se mantenham mobilizados, ocupando as ruas contra a fraude do impeachment". Na terça-feira, depois de ouvir Lula, o Diretório Nacional publicou uma resolução que reconhece o "cerco" e o estado "defensivo" do governo Dilma.

Calvário - Ironicamente, o partido que gestou o mensalão e o petrolão diz no documento que o impeachment é liderado pelos "chefões da corrupção" e usa uma linguagem policialesca ao se referir a Temer como um "receptador" de um mandato "surrupiado". Sugere ainda que Dilma haja como nunca fez antes: reforme seu ministério com "personalidades de relevo" e priorize pautas da esquerda, como a reforma agrária, relegada em seu governo. A resolução recorre ao mesmo terrorismo da campanha de 2014 e acusa o PMDB de planejar "ataques às conquistas dos trabalhadores, cortes nos programas sociais, privatização da Petrobras, achatamento dos salários, entrega das riquezas nacionais, retrocesso nos direitos civis e repressão aos movimentos sociais".

O discurso tem um objetivo claro: agradar a militantes que, pagos ou por vontade própria, (ainda) vão às ruas em defesa de Dilma e do partido. A resolução evidencia que o PT buscará em sua via-crúcis de volta à oposição o apoio do PCdoB, do PSOL , do PDT e do nanico PCO. Um dos principais articuladores contra o impeachment, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), avaliou como pouco viável uma repactuação com um governo do PMDB. "Para todos que estão lutando contra o impeachment, o local correto será na oposição", disse.







sábado, 23 de abril de 2016 às 08:55

Dilma pedirá ao Mercosul e à Unasul que avaliem 'golpe em curso' no Brasil

"Está em curso no Brasil um golpe", disse a presidente Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (22/4), a jornalistas em Nova York, ressaltando que quer que o Mercosul e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) avaliem o processo.

"Dizer que não é golpe é tapar o sol com a peneira. Eu sou uma vítima, sou uma pessoa injustiçada", ressaltou Dilma, destacando que não se pode admitir um processo de impeachment que, na verdade, segundo ela, é uma eleição indireta. "Sou vítima de um processo absolutamente infundado", reforçou.

Dilma afirmou que vai se "esforçar muito" para convencer os senadores sobre a falta de fundamentação do processo de que é vítima no Congresso. "O ministro da Justiça, o ministro da Fazenda, todos nós vamos lá junto aos senadores debater, explicar e dar todas as informações necessárias." A presidente afirmou que não teve o respaldo necessário por segmentos da Câmara, mas disse ter certeza que será ouvida no Senado. "Depois os senadores votam como achar que devem."

Questionada sobre a proposta de novas eleições, Dilma afirmou que não acusa as pessoas que tenha essa ideia de golpistas. "Uma coisa é eleição direta, com votos e o povo brasileiro participando. Mas tem que ser me dado o direito de defender o meu mandato. Não sou uma pessoa apegada a cargos, mas estou defendendo o meu mandato", afirmou Dilma aos jornalistas.

Dilma afirmou que, desde que assumiu a Presidência da República, em 2011, desenvolveu relacionamentos pessoais com líderes mundiais e que eles têm mostrado solidariedade a ela.

Protesto

Um grupo que defende o impeachment de Dilma e outro contrário ao impedimento protestaram nesta sexta-feira na porta da residência oficial do embaixador brasileiro nas Nações Unidas (ONU), onde Dilma está hospedada. A polícia dividiu os dois grupos e os que defendem a saída de Dilma gritavam frases como "estamos na rua para derrubar o PT" e ainda provocavam os contra à saída com frases como "socialistas de iPhone em Nova York". Os manifestantes contra o impeachment distribuíram flores e pediram a defesa da democracia no Brasil.

(Correio Braziliense)

sexta-feira, 22 de abril de 2016 às 19:03

ACONTECEU VIROU NOTÍCIA


O sonho virou realidade

O acadêmico de direito e radialista Mario Novais realizou essa semana um sonho antigo de vida, montar sua própria rádio. Novais ainda em meados da década de 90 deu o primeiro passo para que esse sonho torna-se realidade, na época ele mantinha uma rádio artesanal com auto falante presos á arvores em sua residência, no bairro São Francisco em Timon. O tempo passou e o sonho virou realidade, agora Novais tem sua própria rádio comunitária, Rádio Conexão Fm 88.5, agora a seu estilo e sempre com a participação popular.


Dado o recado, ponto.

O ex-vice prefeito de Timon, Edivar Ribeiro mais uma vez chamou atenção essa semana, não por mais uma mudança de partido, coisa que virou rotina na sua carreira política, mas, por uma declaração publicada em sua pagina do Facebook . "Não vamos fazer política olhando pelo retrovisor", frase dita por Edivar Ribeiro na rede social que gerou muita especulação no meio político de Timon. Como ele está filiado no PV da base política da ex-prefeita Socorro Waquim, também pode está disposto a defender a união das oposições esquecendo as diferenças com o deputado Alexandre Almeida?


"Encontro dos desafetos"

O pré-candidato a vereador Franck Gomes crítico ferrenho da administração municipal de Timon, teve essa semana um encontro casual com prefeito Luciano Leitoa no bairro loteamento Bela Vista. Os dois chegaram ao local praticamente ao mesmo tempo, quem presenciou o momento desse encontro disse que foi muito cordial, e apenas um aperto de mão aconteceu. O que chamou atenção mesmo foi a falta de interesse dos moradores pela presença do prefeito, "depois de 3 anos o prefeito resolveu aparecer em nosso bairro, agora é tarde", disse uma moradora.


Agora vai?

Algumas lideranças políticas das oposições em Timon não escondem para mais ninguém que as conversas estão acontecendo, antes tudo era mantido somente nos bastidores. Agora através de declarações públicas recente dos vereadores Tales Waquim (PMDB), sobrinho da ex-prefeita Socorro Waquim, e Marco Lago (PHS) aliado do deputado Alexandre Almeida ficou claro que a tão falada união das oposições pode mesmo acontecer. A pergunta que não quer calar, Socorro Waquim Alexandre Almeida querem mesmo essa união?

Carreata azul

A empresa Timon City favoritíssima para vencer o Chamamento público da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), vai realizar uma carreata por toda cidade de Timon neste sábado, 23/04. O proprietário da empresa, Ramon da Timon City convidou a população para participar dessa carreata através dos programas de rádio locais. "Será uma carreata para comemorar a vitória do Chamamento ou despedida da empresa", disse Ramon.

"Bucha de canhão"

Em toda eleição, e principalmente nas municipais, existem os famosos candidatos 'bucha de canhão', esses são chamados assim por não terem nenhuma chance de eleger-se, apenas servem para completar o coeficiente eleitoral. Em Timon nestas eleições de outubro não será diferente, aqui o que não falta são candidatos 'buchas de canhão', todos os partidos precisam desse tipo de candidato. O mais engraçado é você conversar com esses  ver deles a confiança passada como se tivesse uma expressiva votação para chegar ao Legislativo Municipal.